Rodízio de pneus

Você que tem um carro deve saber quando e como fazer o rodízio dos pneus do seu veículo da maneira correta! O rodízio é a troca dos componentes de eixo para que você possa equilibrar a vida útil dos pneus e proporcionar uma boa estabilidade, especialmente em curvas e freadas quando for dirigir. É necessário também, por conta do desgaste dos pneus traseiros e dianteiros. Esse desgaste se dá pela quilometragem rodada no veículo, quanto mais você anda, mais desgasta.

Os carros de tração dianteira, ou seja, chamados de carro de passeio, que são os mais vendidos no Brasil, são submetidos a maiores esforços e estão mais propensos a desgastarem mais que os traseiros. E pôr que isso? Por conta do conjunto de força que estão sujeitos a torque do motor, esforço direcional para girar o volante, acelerar, frear entre outros fatores, forçando mais que os de trás.

Em alguns casos, é recomendado que faça o rodízio entre 5mil km a 10mil km. Ou, quando for fazer a revisão do veículo. 

 
     
     

Freada brusca

Evite frear de forma brusca.
Além de gastar combustível, componentes do freio se aquecem demais causando mais desgaste das pastilhas, lonas, discos e tambores. Além é claro, dos pneus.
Guie sempre com atenção, mantendo sempre a distância de segurança do veículo da frente.


Alavanca do câmbio

PARADO, PROCURE NÃO DEIXAR A MÃO SOBRE A ALAVANCA
Descansar a mão sobre a alavanca de câmbio provoca desgaste acentuado no sistema, deixando a alavanca folgada e imprecisa provocando aquelas "escapadas de marcha".
Utilize a alavanca apenas para trocar marchas.

 
     
 

Bateria descarregou ?

Se você vai deixar seu carro parado por mais de um mês é aconselhável desligar os dois cabos da bateria.
Não desligar os terminais com o motor funcionando. Não recarregar a bateria sem desligar os terminais.

Quando for carregar a bateria com um carregador, respeite as instruções do fabricante de carregador de baterias, desligue a bateria começando pelo terminal (-), ao voltar a ligar começar pelo terminal (+) e verificar que os terminais da bateria e as respectivas braçadeiras estão limpos. Se estiverem com uma massa branca ou esverdeada, é importante limpá-los. A alimentação elétrica permanente é necessária para abastecer os sistemas eletrônicos. Depois de ter desligado e re-ligado a bateria, ligue a chave e espere 15/20 segundos antes de virar o motor de arranque.

     

Esquentar carro a Álcool ?

Saiba que nos motores atuais, mesmo nos carros modernos movidos a álcool, não há mais necessidade de "esquentá-lo" previamente.
Basta você sair com o veículo de maneira "tranquila", sem forçar o motor, até que a temperatura esteja normal para que o câmbio e demais peças de transmissão e componentes de lubrificação, freios, etc., atinjam a temperatura ideal de funcionamento em conjunto com o motor.